5 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ PRECISA TER PARA SE TORNAR UM ECO EMPREENDEDOR




Como todo empreendedor, um eco empreendedor precisa ter habilidades e competências que quando aliadas a outras caracteristicas comportamentais permitam ao gestor um desempenho que garanta o desenvolvimento do negócio e do destino turístico de forma sustentável e com grau competitivo satisfatório dentro do mercado turístico local.


A seguir listamos 5 das principais características mais importantes que quem deseja ser um eco empreendedor no ramo de negócios turísticos:


Clareza de propósito: É fundamental saber o “para que?” se está fazendo o empreendimento.


Aptidão para o Ecoturismo: Conhecer a fundo a atividade turística, sua organização e as características do Ecoturismo, é fundamental gostar da natureza, para atender e gerir o empreendimento de forma sustentável.


Criatividade: Saber observar o mercado, estar sempre em busca de novas conexões, novos conhecimentos e novas pessoas, não reter conhecimento e sim compartilhar informações.


Flexibilidade: Saber se adaptar. Ser flexível e maleável, adaptar-se rapidamente às novas situações de comportamento tanto de turista, quando aos empreendedores.


Lider Colaborativo: O sucesso de uma empresa depende de muito de outras pessoas. Ter um ótimo relacionamento com colaboradores, fornecedores e parceiros é o segredo.

Este ótimo relacionamento culminara na experiência positiva do turista que depende de toda essa cadeia de negócios e de serviços.

Por isso, a liderança colaborativa é uma das principais característica de um empresário bem-sucedido.


Pois bem, se você ainda não tem todas estas características, não se preocupe, vou listar algumas ações que irão te auxiliar nesta jornada:


  • Tenha um propósito claro para sua vida e para seu negócio;

  • Identifique suas necessidades, suas habilidades e competências;

  • Identifique suas fraquezas, trabalhe habilidades e competências para minimizar estas fraquezas;

  • Tenha metas; e priorize a gestão baseada na sustentabilidade;

  • Estude e compreenda bem o seu mercado, o seu produto;

  • Conheça o perfil e os hábitos de consumo do seu cliente (ecoturista);

  • Conecte-se com pessoas (fornecedores, colaboradores e comunidade) que tenham alinhamento com o seu propósito;

  • Valorize a sua comunidade, respeite o meio ambiente, busque se conectar com eles de uma forma verdadeira.

  • Seja proativo.


Gostou do tema, tem alguma dúvida, toda segunda-feira tem conteúdo novo aqui no blog.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo