Realizada no mês de outubro a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG oficialmente inicia-se com o tradicional “Meio Dia das Novenas” quando neste horário o rei e a rainha daquele ano já estão na Igreja de Nossa Senhora do Rosário com os integrantes da Banda de Música Filarmônica Santa Cruz.
Quando o relógio marca Meio dia os sinos começam a tocar, girândolas são soltas e a banda de música inicia sua apresentação. Após alguns minutos os reis encaminham-se para suas respectivas residências acompanhados pela banda e pelas pessoas que vão se juntando pelas ruas.
O primeiro destino é a casa da rainha onde todos são recebidos com quitandas e licores. Depois todos se dirigem para a residência do rei e lá também são recebidos com quitandas e licores. Encerrado este momento, as pessoas retornam aos seus lares e aguardam a realização da primeira celebração da Novena às 19 horas na Igreja do Rosário organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
É o início de uma tradição secular de fé, devoção, tradição e cultura aguardada pela população do município chapadense e também pelas cidades vizinhas, outras distantes e turistas de outros Estados e em alguns anos de outros países.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG foi em Maio de 2013 reconhecida como “Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais” pelo IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), sendo assim a primeira celebração religiosa no Estado a receber o título e inclusa no Caderno de Celebrações do IEPHA-MG. Tal reconhecimento deve-se graças à preservação cultural e folclórica de suas raízes negras e principalmente a devoção a Virgem do Rosário através dos últimos dois séculos. Durante os dias da Festa o município se transforma atraindo todas as atenções para o evento religioso mais aguardado na região. Moradores de cidades vizinhas, distritos e povoados entre os meses de Agosto e Setembro visitam a cidade em busca de casas para alugarem e acompanharem de perto todos os momentos das festividades. Também neste período são comuns as pousadas chapadenses já estarem com as reservas esgotadas por visitantes que se antecipam para prestigiar a tradicional comemoração dos homens negros.
A Festa do Rosário de Chapada do Norte MG possui inúmeros outros momentos que chamam atenção pela peculiaridade: Os leilões que acontecem um dia na casa da rainha e outro na casa do rei; a Quinta Feira do Angu onde a rainha distribui o angu de fubá com molhos acompanhados de quiabo, fava, abóbora, carne, aos presentes que a partir das 17 horas descem da Igreja do Rosário ao batuque dos tamborzeiros; a Lavação da Igreja, a Buscada da Santa no Córrego do Rosário também com os tamborzeiros, Irmandade e devotos na manhã de Sábado, nono dia da festa; a encenação entre Mouros e Cristãos no tradicional Mastro a Cavalo no mesmo Sábado á noite, a Alvorada na madrugada do Domingo da Festa, a Missa da Festa e a Missa da Posse na Segunda Feira, dia do encerramento das comemorações; as Novenas, o Reinado, a Buscada e descida do Cofre, Distribuição do doce na casa do Rei, Filiação de Novos Irmãos e Pagamento dos Anuais.
Todos com grande participação popular. E a participação dos Tamborzeiros do Rosário, da Congada de Nossa Senhora do Rosário, Banda Filarmônica Santa Cruz, Irmandade, comunidade cristã chapadense, Paróquia Santa Cruz, além de visitantes.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada é a responsável em manter viva essa tradição secular e por preservar pela Igreja do Rosário onde são realizadas as novenas, missas e os outros momentos da festa, além de ser o local de reuniões entre os irmãos. A festa acontece em outubro, mas os irmãos do Rosário ficam envolvidos durante todo o ano através de reuniões, quermesses, retirada de esmolas, festas juninas, participação em novenas de outras festas, bingos, etc. Os visitantes que tem a oportunidade de vivenciar a Festa do Rosário em Chapada do Norte MG, acabam retornando devido à grandiosidade deste momento de fé, devoção e cultura.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG fundada em 1822 é a responsável em manter viva toda a tradição da Festa do Rosário. Mas sua existência é anterior a esta data. Recentemente foram encontrados
documentos antigos relatando ações da Irmandade em 1817. E até os dias atuais os irmãos do Rosário dedicam-se para preservar esta tradição secular. A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG carrega consigo muita fé, devoção e louvor á Virgem do Rosário, tradição, cultura e alegria.
Para os turistas que visitam Chapada do Norte no período de realização da Festa do Rosário além dos momentos de fé e espiritualidade nas celebrações religiosas na Capela do Rosário há também durante a noite após todos os eventos religiosos e culturais, shows musicais promovidos em espaço aberto pela Prefeitura Municipal em local com barraquinhas de bebidas e petiscos.
Bibliografia completa
Vídeos sobre a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha podem ser acessados no Youtube no link: https://www.youtube.com/user/MauricioCosta4
Veja fotografias da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte no Flickr: https://flic.kr/s/aHsjTFG2kq
Conheça mais sobre a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG assistindo vídeos postados no Youtube nos links:
Meio Dia Das Novenas:
Novenas Da Festa do Rosário:
Leilões da Festa do Rosário:
Lavação da Igreja do Rosário:
Quinta Feira do Angú:
Buscada da Santa no Córrego do Rosário:
Meio Dia da Festa do Rosário:
Mastro a Cavalo entre Mouros e Cristãos:
Reinado da Festa do Rosário:
Missa da Festa de Nossa Senhora do Rosário:
Procissão e Coroação da Festa do Rosário:
Buscada e Descida do Cofre na Festa do Rosário:
Missa da Posse dos Novos Reis:
Descida do Reinado na Festa do Rosário:
Antes da Festa do Rosário há a eleição do rei e da rainha que farão a Festa do Rosário do Rosário:
Artigos relacionados:
Comments