Projeto Turístico Serra do Espinhaço



No dia 27 de agosto, na cidade de Itacambira, realizou-se o 4º Encontro do Projeto de Desenvolvimento Turístico Integrado e Sustentável da Serra do Espinhaço, em uma iniciativa da Rota Turística de Grão Mogol*, uma das quatro rotas turísticas do Circuito Turístico Lago de Irapé.


Desenvolvimento regional

O Projeto Serra do Espinhaço é uma iniciativa integrada dos municípios de Grão Mogol, Cristália, Botumirim, Turmalina e Itacambira, tendo como objetivo estruturar a médio prazo, um novo produto turístico capaz de atrair turistas de mercados emissores mais distantes e de mais longa permanência, além de desenvolver um ecossistema regional apto para atrair novos investimentos tanto das esferas públicas, quanto dos setores privados.


Um ecossistema próprio

O Projeto Serra do Espinhaço busca estruturar os atrativos regionais de forma integrada, permitindo experiências imersivas na cultura, criação de novos roteiros e produtos turísticos capazes de competir com destinos turísticos já consolidados.


Desenvolvimento econômico e geração de empregos

Assim, com um ecossistema estruturado e munido de recursos, será fortalecida a matriz econômica regional, permitindo a geração de empregos diretos ao setor turístico e principalmente as atividades econômicas ligadas direta e indiretamente ao setor.


Assuntos deliberados

Na reunião realizada em Itacambira, foram apresentados e validados os resultados do Seminário de Planejamento, realizado no mês anterior na cidade de Grão Mogol e definido os responsáveis por cada ação.


Além disso, foi aprovado a inclusão de dois representantes de cada legislativo municipal no Grupo Gestor do Projeto.



4º Encontro do Projeto de Desenvolvimento Turístico Integrado e Sustentável da Serra do Espinhaço
Representantes municipais e profissionais do Turismo

Para o próximo encontro, previsto ser realizado na cidade de Cristália, em 22 de outubro, está programado:

  • Eleição da primeira diretoria do projeto.

  • Definição de prazo e custos de cada uma das ações,

  • Oficina de Sinalização da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso.

  • Mutirão de Voluntariado para sinalizar o trecho que liga a cidade à Grão Mogol.


(*) Sobre a Rota Turística de Grão Mogol

A Rota Turística Grão Mogol é composta pelas cidades de Grão Mogol, Botumirim, Cristália, municípios que integram a Associação Circuito Turístico Lago de Irapé.



78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo