Rota Grão Mogol
Os municípios que compõe a Rota Grão Mogol dão ao Circuito Turístico Lago de Irapé sua maior parte dos atrativos naturais de Cachoeiras e rios. Entre os diversos pontos de visitação turística das cidades destaca-se o Parque Estadual de Grão Mogol e o Rio do Peixe, em Botumirim, que, além desses já citados, ainda possuem atrações únicas em todo o mundo. Confira mais abaixo.
Grão Mogol
No sertão mineiro é possível encontrar um verdadeiro paraíso. Não é apenas pela simplicidade e tranquilidade de sua cidade que atraem e encantam os turistas. O lugar preserva seu traçado original, com ruas estreitas e calçadas de pedras. Grão Mogol, teve sua origem relacionada à descoberta de diamantes e durante muito tempo foi a cidade mais importante do Norte de Minas Gerais.
Um verdadeiro diamante encantado por serras, morros, chapadas, rios, cachoeiras, parque florestal, flora e fauna representativa, grutas e canyons. São vários prédios antigos, ruínas, sítios arqueológicos, festas religiosas, festas populares, festas cívicas, artesanato e gastronomia típica.
Os visitantes, ao se depararem com Grão Mogol, uma pequena cidade esquecida no tempo e no espaço, que ainda preserva valores, a arquitetura colonial do século passado, o modo de vida simples e religioso de seus moradores, manifestados através das atitudes de atenção, cortesia e interesse em conhecer o turista, se encantarão e guardarão para sempre na memória os fascínios e encantos deste lugar.
O Que Fazer? Visitar a Cachoeira do Mirante,Casa da Cultura, Cachoeira Véu das Noivas, Presépio Natural Mãos de Deus e Igreja Matriz de Santo Antônio.
Botumirim
Como Chegar? Pela BR 251, saindo de Montes Claros.
Este lugar fascinante situa-se no Norte de Minas Gerais, localizado a 168 km de Montes Claros. O desbravamento desta área se deu no século XVIII com a descoberta de pedras preciosas, como ouro e diamante, em um núcleo de garimpeiros denominado de Quatro Oitavas. Nesta época, a área sofreu muito com o garimpo, mas conseguiu se recuperar e hoje exibe diversas maravilhas naturais.
Botumirim é uma cidade mais do que perfeita para ecoturismo, por propocionar natureza, animais e esportes de aventura como rafting, trekking, caminhadas em trilhas e muito mais. Além de tudo isso, o visitante ainda tem a chance de conferir de perto um dos mais belos espetáculos naturais da região: o incrível Lago de Irapé. O local guarda um vasto território repleto de belezas naturais capazes de encantar os turistas. São Serras, campinas, cachoeiras, trilhas para caminhadas e cavalgadas e sítios arqueológicos com pinturas rupestres. Entre estes locais, destacam-se a Cachoeira Quatro Oitavas e as pinturas rupestres no abrigo do Bugre.
O colorido da Serra Geral e das outras áreas naturais abrigam a diversidade de fauna e flora, as ricas fazendas, além de diversas outras atrações, que enchem os olhos dos turistas.
O Que Fazer? Visitar a Cachoeira Quatro Oitavas, o Rio Do Peixe, a Trilha do Bananal e as Praias do Rio Itacambiruçu
Como Chegar? Pela BR 251, saindo de Montes Claros.
Cristália
Cercada de Serras, rica em nascentes e banhada por inúmeros, Cristália oferece excelentes condições para a prática e exploração do ecoturismo. São veredas, campos, grutas, trilhas e fazendas que revelam as belas paisagens naturais deste lugar. O local também abriga o Lago de Irapé, formado a partir da barragem mais alta do Brasil.
ATRATIVO 1 – MORRO DO CHAPÉU
É um dos cartões postais da região e está localizado no alto da Serra Geral, com seus quase 1.000 m de altitude. Tem vista espetacular de toda a região, além de encantar os turistas com um belíssimo pôr-do-sol. A subida do morro leva aproximadamente de duas horas de caminhada.
ATRATIVO 2 – LAGO DE IRAPÉ
Outro grande espetáculo da rica natureza de Cristália é o famoso Lago de Irapé, com mais de 80 metros de profundidade. Nele, você poderá passear de balsa e flutuar num imenso aquário de águas cristalinas e se deslocará calma e tranqüilamente em meio a várias espécies de peixes na área do Lago. Para quem gosta de pescar, o local oferece esta opção.
ATRATIVO 3 – PRAIA DO VAU
Sem dúvidas a Praia do Vau, que fica na divisa entre Cristália e Grão Mogol é uma das mais bonitas do Norte de Minas. O local apresenta belos cenários formados pelo Rio Itacambiraçu que formam piscinas naturais, areias brancas e rochas milenares que percorrem toda a região compondo uma paisagem única. A praia ainda conta com uma charmosa igrejinha de pedras dedicada ao Divino Espirito Santo, construção erguida no século XIX bem em frente à Praia que hoje se tornou cartão postal da cidade.