Rota Montezuma

Os municípios que compõe a Rota Montezuma fazem parte da região mais ao sul do Circuito, com variadas opções de turismo, comércio e atividades, incluindo a destacada produção de cachaça em Novorizonte. Também é destaque no rota as águas termais da cidade de Montezuma, principal destino turístico da região que integra a rota.

Montezuma

Quem conhece Montezuma se encanta por suas águas termais, pelos banhos de piscina de água quente, pela beleza do Balneário Turístico do município, pelo clima de diversão e romantismo memoráveis para quem visita o lugar. Além desses atrativos, Montezuma também apresenta belezas naturais impressionantes. O Parque Estadual de Montezuma é um dos mais bonitos do Norte de Minas Gerais. A reserva natural possui paredões rochosos, trilhas cercadas de uma vegetação típica, minas, grutas e nascentes, com destaque para a Serra do Pau d’arco, Mina de Ametista, a nascente do Rio Pardo e o maior Pequizeiro do Mundo.

 

Em meio a um emaranhado de galhos e folhas, o “Pequizeirão” como é conhecido, está localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras. É uma árvore gigante situada na localidade de “Roça do Mato”, a 34 km do centro da cidade. A árvore produz uma grande safra do fruto típico da região do Cerrado, o “Pequi”.

O Que Fazer? Visitar o Balneário de Montezuma, o Pequizeirão, o Rio Pardo e a Serra do Pau d'Arco

Como Chegar? Pela MG 122, saindo de Montes Claros.

Santo Antônio do Retiro

A diversidade natural caracteriza Santo Antônio do Retiro como uma das paisagens mais irresistíveis da região, e até mesmo do país. A cidade possui um dos mais belos espetáculos naturais: O Parque Ecológico Cultural Serra do Sucuruiu. O município guarda um vasto território repleto de belezas naturais capazes de encantar os turistas. São serras, nascentes, rios, cachoeiras, flora e fauna representativa, trilhas para caminhadas e sítios históricos. Entre estes locais, destacam-se a nascente do Córrego Pedrinhas, nascente do Córrego Santo Antoninho, nascente do Rio Sucuruiu que contribuiem na formação e a sustentabilidade da biodiversidade da água na região.

 

O Cerrado da Serra Geral dão um colorido especial e os rios são um espetáculo a parte. O rio Cedro é um dos principais deles. Os rios Mandassaia, Sucuruiu, Rio Pardinho, dentre muitos outros, formam um cenário hidrográfico magnífico. A cachoeira da mata de São João se destaca por sua beleza exuberante e águas cristalinas. A riqueza das unidades de conservação ambiental do município tem relevância nacional.

 

A Floresta Nacional Pequizeiros de São Joaquim tem destaque no Brasil, pois é uma categoria de área protegida estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Esse tipo de floresta nativa produz o “pequi”, fruto muito utilizado na culinária da região.Assim como a Floresta de Pequizeiros, as reservas biológicas do Capão, Rucão, Palmital Cana Brava, Da Mata, dentre outros.

O Que Fazer? Conhecer as manifestações culturais.

Como Chegar? Pela MG 122, saindo de Montes Claros.

Vargem Grande do Rio Pardo

Ruas tranquilas e seguras, casinhas de povo simples e hospitaleiro, pouco mais de 4.000 moradores e a Serra Geral no entorno compondo esse cenário mágico: assim é Vargem Grande do Rio Pardo, uma pequena cidadezinha escondida entre Indaiabira e Rio Pardo de Minas. Rica em manifestações históricas e belezas naturais, com festas tradicionais, cachoeira, rios e riachos. Vargem Grande do Rio Pardo é um destino perfeito para quem deseja ter contato com a vida tranquila de um lugar perdido no tempo.

 

Aqui a hospedagem é simplória, mas os moradores abrem seus estabelecimentos com muita alegria e disposição para os viajantes interessados em vivenciar o estilo de vida local. O artesanato desenvolvido por alegres mulheres da melhor idade também conquista a todos com variados tipos de arte, arcos para danças culturais, tapetes, chapéus de palha de coco e pratos e panelas de barro. A culinária também é muito simples e deliciosa, mas feita com amor e originalidade.

O Que Fazer? Visitar a Cachoeira dos Buracos e as Festas de São Cristóvão e Santo Antônio.

Como Chegar? Pela MG 122, saindo de Montes Claros.

Novorizonte

O município de Novorizonte localizado em uma região de planalto possui belezas naturais e culturais específicas. Uma cidade tranquila, de povo simples e acolhedor, típico da tradicional hospitalidade Norte Mineira. Reconhecida pela produção de inúmeras cachaças de boa qualidade como a renomada "Havana", Anísio Santiago, Cachaça Salinas, Lua Nova, Terra de Ouro, Sabor da Cana, Sobradinha, dentre outras.

 

Atrai vários turistas da região em eventos como as tradicionais festas juninas, a festa de setembro, o Enduro Prazer do Esporte e a Trilha da Ressaca. Destino ideal para os aventureiros e as pessoas interessadas em conhecer a cultura interiorana, Novorizonte se destaca em suas belezas com rios, cachoeiras e uma vegetação de cerrado exuberante e ainda pelo seu rico folclore e patrimônio cultural imaterial.

O Que Fazer? Visitar o Ribeirão, a Cachaçaria Salinas e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Como Chegar? Pela BR251, saindo de Montes Claros.

Curral de Dentro

Terra de gente simples, que conserva o jeito interiorano, o caráter nobre e a hospitalidade inigualável. A comida mineira e as quitandas locais se destacam como surpreendentes sabores da região. Com o clima agradável, aliado a paisagem da Serra do Anastácio, faz desta cidade um lugar tranqüilo e aconchegante. Curral de Dentro é um local ideal para passar um prazeroso final de semana, encontro nos barzinhos e praças da cidade.

O Que Fazer? Visitar o Lagoa Curral de Dentro, a Cachoeira Serra do Anastácio e Lagoa Funda.

Como Chegar? Pela BR251, saindo de Montes Claros.

Cachoeira de Pajeú

Terra de gente simples, que conserva o jeito interiorano, o caráter nobre e a hospitalidade inigualável. A comida mineira e as quitandas locais se destacam como surpreendentes sabores da região. Com o clima agradável, aliado a paisagem da Serra do Anastácio, faz desta cidade um lugar tranqüilo e aconchegante. Curral de Dentro é um local ideal para passar um prazeroso final de semana, encontro nos barzinhos e praças da cidade.

O Que Fazer? Visitar a Praça Doutor Freire, Rio São Francisco, Pedra Buriti, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Como Chegar? Pela BR251, saindo de Montes Claros.

Rua Hilário Marinho, n° 41, Centro, Grão Mogol, MG - CEP 39570-000

Email: contato@circuitolagodeirape.com.br

Fone: (38) 99902-2991 ou (38) 99109-7104

NEWSLETTER LAGO DE IRAPÉ

© 2023 por Solucionar Web Marketing. Licenciado Circuito Turístico Lago de Irapé |  Termos de Uso  |  Política de Privacidade

Cachoeira dos Buracos