FOMOS APROVADOS!!!

Atualizado: 8 de out. de 2021


A Instância de Governança Regional (IGR), Circuito Turístico Lago de Irapé recebe aprovação da Certificação pela SECULT para 100% dos seus municípios associados.



Pelo décimo quinto ano consecutivo, a IGR Circuito Turístico Lago de Irapé atendeu aos critérios obrigatórios para o processo de Certificação de Reconhecimento biênio 2021-2022 aprovada pela SECULT(Secretaria Estadual de Turismo e Cultura de Minas Gerais) e garante o reconhecimento como integrante da Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais.


Sistema de Certificação e Monitoramento

Após a realização da conferência e análise da documentação apresentada no Sistema de Certificação e Monitoramento das IGRs (acesse aqui ) a Diretoria de Regionalização e Descentralização das Políticas do Turismo da SECULT, constatou no último dia 05 de Outubro, a certificação de nossa IGR.

“Estamos felizes porque a cada ano avançamos mais na qualidade da gestão, fomento, descentralização do turismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, participativo e integrado do Circuito Turístico Lago de Irapé nas regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha”, afirmou a gestora Diná Costa.”

100% de Aprovação

Conforme aprovação da certificação pela SECULT, todos os municípios associados à IGR cumpriram os critérios obrigatórios exigidos e tiveram seus processos aprovados para participação no Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais: Berilo, Botumirim, Cachoeira de Pajeú, Chapada do Norte, Cristália, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Grão Mogol, José, Gonçalves de Minas, Lagoa dos Patos, Leme do Prado, Montezuma, Santo Antônio do Retiro, São João da Lagoa, Turmalina, Vargem Grande do Rio Pardo e Veredinha.


Circuito Turístico Lago de Irapé

É a instância de governança regional integrada por municípios da região do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado.


A Certificação

Neste ano, o processo de inserção das informações ocorreu por meio do Sistema de Certificação e Monitoramento das IGRs, ferramenta criada de forma integrada por equipes da Secult com o objetivo de facilitar o envio e armazenamento dos documentos das IGRs e municípios e de possibilitar o monitoramento das ações a longo prazo.


Na plataforma foi possível realizar a inserção de dados cadastrais, documentos comprobatórios e ações realizadas pelo Circuito Lago de Irapé. Também foi feito o cadastramento da documentação dos municípios e comprovações.


Todo esse processo para a certificação contou com a colaboração dos gestores municipais que reforçaram seu interesse em desenvolver a atividade turística de forma conjunta com o Estado e o país por meio do envio de documentos que certificam a regularidade das políticas municipais de turismo e ações regionalizadas


A certificação é realizada bienalmente, conforme legislação vigente, entre os meses de abril e maio. No entanto, em função das medidas de segurança sanitária impostas pela onda roxa do Plano Minas Consciente, em março de 2021, a Secult, por meio do Decreto Nº 48.189 alterou a data do processo e, portanto, o prazo para inserção da documentação vai até 15 de agosto de 2021.


Acesse aqui a nota técnica do Processo de Certificação

Nota Técnica Certificação 2021-2022
.pdf
Download PDF • 207KB



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo