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Plano de Retomada do Turismo

O Plano de Retomada do Turismo no Circuito Turístico Lago de Irapé, ou PRTur, tem como objetivo central adaptar a realidade regional do turismo para os desafios que se apresentam no caminho do desenvolvimento de curto prazo. A pandemia de coronavirus alterou completamente o modo como o turista/consumidor se relaciona com o meio ambiente, e agora será mais do que necessário uma adequação de toda a cadeia produtiva do turismo a essa nova realidade, com ambientes menos cheios, disponibilizando diferentes maneiras de higienização individual e coletiva, buscando formas inovadoras de promoção do distanciamento social, entre outras medidas fundamentais.

 

O impacto da pandemia de coronavirus nos municípios pertencentes ao Circuito, em função da reabertura gradual das atividades comerciais, especialmente nos grandes centros urbanos, principais emissores de visitantes e turistas às cidades do interior, já pode ser percebida pelo constante aumento no fluxo de visitantes e, em alguns pontos, até com a chegada de desavisados turistas em busca de ambientes naturais, mesmo com medidas de distanciamento mais restritivas que são aplicadas em alguns municípios.

Além de preparar toda a cadeia produtiva do turismo, para que a retomada das atividades não seja percebida pela comunidade como um fator de risco à população, em função de todos os desafios criados pela pandemia de coronavirus, o PRTur terá papel fundamental na modulação das ações presentes no Planejamento Estratégico e Plano de Ações de 2020 do Circuito Turístico Lago de Irapé para a nova realidade do turismo, ampliando assim ainda mais sua presença nos municípios, realizando ações de capacitação dos gestores municipais e toda cadeia produtiva, com atuação direta na construção de um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável, seguro e economicamente viável nesse novo cenário de enfrentamento à pandemia do novo coronavirus.

Nada mais será como antes. Não até que se descubra uma cura para o coronavirus, ou até que a população adquira a chamada “imunidade de rebanho”, onde cerca de 80% das pessoas já estejam imunes ao vírus e a disseminação seja freada naturalmente, o que ainda está longe de ocorrer. Pensar como será o novo amanhã é tarefa primordial se quisermos dar continuidade ao desenvolvimento que estava sendo construído antes da pandemia, mesmo com todos os desafios que já se apresentam, e por isso o PRTur foi elaborado, para dar modulação às ações que já estavam sendo realizadas, e que precisaram ser momentaneamente interrompidas, e também para adequar as demais ações que serão implementadas de acordo com o Planejamento Estratégico e Plano de Ações de 2020, tanto dos municípios quanto do Circuito.

O PRTur foi elaborado para atender as principais demandas urgentes de enfrentamento ao coronavirus nas atividades turísticas, amparando desde o pequeno empresário e comerciante, que longe dos grandes centros urbanos e sem acesso direto às instituições primárias como, Ministério do Turismo e Secretaria de Cultura, não conseguiu ainda readequar suas operações para retomada das atividades, embora alguns municípios já tenham autorizado em partes essa retomada. Também será disponibilizada capacitação e orientação aos Gestores Municipais para implementação do Protocolo de Segurança e Prevenção A Covid-19 no Turismo, ou PSP, em todas as operações turísticas que são desenvolvidas nos municípios contemplados pelo Circuito.

FASE 1 – PREPARAÇÃO

Apresentação do PRTur e das ações que serão desenvolvidas a partir do Plano.

  • Reunião com Gestores Municipais definidos por Rota Turística

Levantamento de dados reais sobre os municípios (veículos transportadores, empresas de transporte, taxistas, meios hospedagens, bares, restaurantes e atrativos turísticos)

  • Reunião com Gestores Municipais para orientação sobre uso dos formulários de registro e das condicionantes para inserção dos prestadores de serviço e estabelecimentos comerciais no PRTur.

Apresentação do Protocolo de Segurança e Prevenção A Covid-19 no Turismo, ou PSP

  • Reunião com Gestores Municipais para introdução ao PSP

  • Apresentação do PSP às Secretarias Municipais de Saúde para chancela do documento

  • Definição de data para realização da capacitação presencial

  • Cadastramento dos prestadores de serviço, meios de hospedagem, estabelecimentos comerciais e atrativos turísticos para a capacitação presencial

FASE 2  - EXECUÇÃO

Realização do curso presencial para capacitação de prestadores de serviço, meios de hospedagem, estabelecimentos comerciais e atrativos turísticos

  • Treinamento com duração prevista de 02h, onde os responsáveis ou designados por eles farão uma capacitação completa para operar as atividades cotidianas do trabalho, seguindo o PSP

  • Emissão de certificado de conclusão da capacitação realizada através do “Selo Turismo Consciente

  • Programação para reabertura gradual das atividades nos municípios que ainda não tenham retomado.

FASE 3 – MONITORAMENTO

Realização de ações periódicas para inspeção das atividades e operações estejam seguindo as orientações presentes no PSP

  • Visita quinzenal da “Comissão de Inspeção Sanitária”, composta por membros do Conselho Municipal de Turismo, aos prestadores de serviço, estabelecimentos comerciais e atrativos turísticos para observação inloco das atividades desenvolvidas, e se as mesmas estão seguindo as obrigações sanitárias.

  • Disponibilização das informações sobre todos prestadores de serviço, estabelecimentos comerciais e atrativos turísticos que façam parte do “Selo Turismo Consciente” no site oficial do Circuito para consulta de clientes, turistas e etc.

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Selo

turismo

consciente

Circuito Turístico Lago de Irapé
O QUE É O SELO TURISMO CONSCIENTE?

O Selo Turismo Consciente visa fornecer a municípios e prestadores de serviços turísticos, que estejam integrados ao Circuito Turístico Lago de Irapé, e com situação cadastral ativa ou em processo de análise no CADASTUR, a capacitação necessária para retomada das suas atividades turísticas através das práticas constantes no Protocolo de Segurança e Prevenção A Covid-19 no Turismo.

 

Em parceria com a Secretaria de Turismo e Secretaria de Saúde de cada município, será realizado o processo de convocação dos prestadores de serviço turísticos e de estabelecimentos comerciais dos municípios, incialmente agregados a três categorias distintas: Meios de Hospedagem, Transporte de Passageiros e Atrativos Turísticos, afim de realizarem a capacitação de trabalho para implementação do Protocolo de Segurança e Prevenção à Covid-19 no Turismo, ou PSP, em suas atividades laborais do cotidiano, afim de preparar seus funcionários e colaboradores para as novas maneiras de prestar o serviço, com maior segurança sanitária e prevenção.

Além de capacitar os trabalhadores e profissionais que lidam diretamente com o turista, iremos disponibilizar ao próprio turista meios para tomar conhecimento, antecipadamente, sobre as atividades desses prestadores de serviço que estejam registrados, dando a eles acesso a informações precisas no site do Circuito, através do Registro de Estabelecimento Certificado, que, entre outros benefícios, oferece ao estabelecimento ou prestador de serviço um “Certificado” exclusivo, chancelado pelo Circuito e pelo Municípios, com um código QR individual, que servirá para gerar acesso as informações sobre o prestador ou estabelecimento registrado, como: situação do registro, última visita da “Comissão de Inspeção Sanitária” entre outras.

 

O maior desafio do processo de retomada das atividades turísticas será preparar os prestadores de serviço e estabelecimentos comerciais para entregarem, com o máximo de segurança e prevenção, o seu serviço ao turista, sem que isso represente risco ao trabalhador, ao turista e à comunidade, de maneira coordenada e uniforme. Um grande desafio que iremos equalizar com o “Selo Turismo Consciente”, justamente por congregarmos o alinhamento das ações de coordenação dessa preparação a nível institucional, claro, seguindo as legislações municipais vigentes, com a atuação direta para capacitação dos estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço e atrativos turísticos que lidam diretamente com o turista em toda região.

 

Após realizada a capacitação dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço turístico, para implementação do PSP, Protocolo de Saúde e Prevenção a COVID-19 no Turismo, o Conselho Municipal de Turismo de cada município definirá uma comissão, composta por dois participantes do Conselho, sendo vetado ao Secretário de Turismo, Secretário Adjunto ou outro servidor que tenha ligação direta à administração municipal, como parte da comissão para realizar a inspeção desses estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço turístico e atrativos turísticos semanalmente, seguindo os critérios de avaliação desenvolvido pelo Circuito, como forma de verificação das ações que foram implementadas e que, eventualmente, necessitem de correções pontuais.

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PROTOCOLO DE SAÚDE E PREVENÇÃO À COVID-19

Municípios Participantes

Estabelecimentos e Prestadores de Serviço Credenciados

SEJA UM COLABORADOR DAS BOAS PRÁTICAS. FISCALIZE OS ESTABELECIMENTOS E PRESTADORES DE SERVIÇO EM SUAS OBRIGAÇÕES SANITÁRIAS.

Como identificar os estabelecimentos e prestadores credenciados no Selo Turismo Consciente?

Selo Exclusivo

Cada estabelecimento ou prestador deverá disponibilizar um adesivo com a logo do Selo e o seu código QR Exclusivo em local visível a todos.

Veja Aqui

Ficha de Inspeção

Todos os cadastrados com registro ativo devem disponibilizar aos clientes a sua ficha de inspeção, caso seja solicitado

Veja Aqui

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