Em cumprimento à missão de fomentar a descentralização do turismo em Minas Gerais e visando atender aos critérios estabelecidos pela SECULT para a Certificação da IGR e Regionalização dos Municípios em 2021, o Circuito Turístico Lago de Irapé finalizou, no domingo (15/8), o processo de cadastro para a certificação da IGR e também dos seus 17 municípios associados:
Berilo
Botumirim
Cachoeira de Pajeú
Chapada do Norte
Cristália
Coração de Jesus
Curral de Dentro
Grão Mogol
José Gonçalves de Minas
Lagoa dos Patos
Leme do Prado
Montezuma
Santo Antônio do Retiro
São João da Lagoa
Turmalina
Vargem Grande do Rio Pardo
Veredinha.
Esta Certificação faz parte da Política de Regionalização do Turismo no Estado e contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável, participativo e integrado do setor turístico.
A plataforma de Certificação e Monitoramento
Neste ano, o processo de inserção das informações ocorreu por meio do Sistema de Certificação e Monitoramento das IGRs, ferramenta criada de forma integrada por equipes da Secult, com o objetivo de facilitar o envio e armazenamento dos documentos das IGRs e municípios, possibilitando o monitoramento das ações a longo prazo.
Nesta plataforma, foi possível realizar a inserção de dados cadastrais, documentos comprobatórios, ações realizadas pelo Circuito Lago de Irapé e por todos os municípios associados.
Acesse AQUI a plataforma.
O Processo
O processo para a certificação contou com a colaboração dos gestores municipais que reforçam seu interesse em desenvolver a atividade turística de forma conjunta com o Estado e o país, por meio do envio de documentos que certificam a regularidade das políticas municipais de turismo e ações regionalizadas.
A certificação é realizada bienalmente, conforme legislação vigente, entre os meses de abril e maio. No entanto, em função das medidas de segurança sanitária impostas pela onda roxa do Plano Minas Consciente, em março de 2021, a Secult, por meio do Decreto Nº 48.189 alterou a data do processo e, portanto, o prazo para inserção da documentação encerrou no dia 15 de agosto de 2021.
Censo do Turismo Mineiro
Junto ao processo de certificação, também foi realizado o Censo do Turismo Mineiro em que os municípios preencheram o formulário “Ferramentas de Gestão Municipal no Turismo 2021” que propiciará dados para este diagnóstico. Outras edições do Censo podem ser encontradas aqui.
Para saber mais sobre a capacitação e certificação acesse os links abaixo:
Webinário de Capacitação - Esclarecimento de questões técnicas, detalhamento de processos, contextualização da PRT e apresentação da prática da certificação.
Cartilha de Orientação Política de Regionalização do Turismo 2021 - Dicas e orientação dos processos para obtenção da Certificação.
A previsão para conclusão do processo é até 20 de outubro e estima-se que, até novembro de 2021, a Secult publique a lista oficial das IGRs e respectivos municípios certificados.
Comments