top of page

Programa de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo


No dia 31 de Agosto, foi apresentado através de videoconferência o Programa de Fortalecimento dos Conselheiros Municipais de Turismo (COMTUR’S) integrantes da IGR Lago de Irapé.

O Programa será realizado no período de Setembro de 2021 a Dezembro de 2022, em cada um dos 17 municípios associados ao Circuito.


O objetivo

O Programa tem o objetivo de preparar os membros dos Conselhos Municipais para:

  • O bom exercício das suas responsabilidades,

  • Construir estratégias para o fortalecimento dos colegiados,

  • Promover a capacitação dos seus membros,

  • Auxiliar na elaboração e implementação de Plano de Ação,

  • Melhorar da governança local.

Este trabalho envolverá não só os membros dos Conselhos Municipais de Turismo, mas como também os Gestores Públicos municipais e atores locais engajados na gestão do turismo.


O especialista


A ação será conduzida por Ítalo Oliveira Mendes, com mais de 20 anos de experiência no setor público, no setor privado, em Universidades consagradas, e como consultor em organizações nacionais e internacionais.


A 1ª Fase do Programa


A primeira fase do Programa prevê a realização do Diagnóstico para entender a situação, composição, ações atuais, estrutura e funcionamento dos conselhos municipais de turismo para a avaliação do cenário atual.

Em seguida, serão executados 8 (oito) workshops, de até duas horas cada, sobre temas relevantes para a formação dos COMTUR’S, tais como:

  • O que é Turismo;

  • Estratégias para o desenvolvimento turístico;

  • O que são Conselhos Municipais de Turismo e o papel dos conselheiros; funcionamento e organização dos Conselhos Municipais;

  • Marcos legais;

  • Instrumentos de planejamento;

  • Elementos e estratégias de participação social;

  • Elaboração e gerenciamento de Planos de Ação.

Depois disso, serão realizadas consultorias individualizadas com cada um dos Conselhos Municipais de Turismo, que consistirão em atendimentos mensais, com duração de até 60 (sessenta) minutos, de modo a apoiar seus processos de fortalecimento e aprimoramento da governança.


Fechando a primeira etapa do Programa, estão previstas oficinas de trabalho presenciais em cada um dos municípios, os quais serão divididos pelas Rotas de Grão Mogol e Coração de Jesus; Rota de Turmalina e Rota de Montezuma.


As oficinas servirão para apoiar os processos de desempenho das funções setoriais dos conselheiros, entendendo as fragilidades de cada um dos participantes e, com isso, direcionar ações necessárias para cada um dos membros, auxiliando principalmente na elaboração do Plano de Ação do Conselho Municipal de Turismo.


A 2ª Fase do Programa - Acompanhamento dos Planos de


Já a segunda e última fase do Programa compreenderá o acompanhamento, monitoramento e avaliação.

Esse processo consistirá no apoio à distância, ao longo de todo o ano de 2022, da execução dos Planos de Ação elaborados, monitoramento dos resultados alcançados e avaliação da implementação das atividades turísticas.

Ao final do projeto serão identificados os aspectos positivos e os principais gargalos relacionados aos Conselhos Municipais de Turismo e seus respectivos Planos de Desenvolvimento, sempre visando a manutenção das ações, garantindo assim o fortalecimento das capacidades institucionais dos Conselhos Municipais de Turismo dos municípios que formam a Instância de Governança Regional Lago de Irapé, promovendo a capacitação dos seus membros e auxiliando-os na elaboração e implementação de ações para a melhoria da governança local.


Plano de Ação do Conselho Municipal de Turismo

O principal objetivo do Plano de Ação dos Conselhos Municipais de Turismo do Circuito é a melhoria e a estruturação e o funcionamento destes órgãos, além de fomentar uma atuação mais estratégica no processo de elaboração, implantação, monitoramento e avaliação das políticas públicas municipais de turismo.


Circuito Turístico Lago de Irapé, ações que transformam.



bottom of page