FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS -CHAPADA DO NORTE




Patrimônio cultural imaterial do Estado de Minas Gerais, desde julho de 2013, a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha preserva há mais de dois séculos fé, devoção, cultura, culinária e raízes dos negros.


A celebração inicia-se na sexta-feira, antes do segundo domingo do mês de outubro e durante 11 dias seguidos transforma o município do médio Jequitinhonha pela materialização da fé, em um momento de devoção e de alegria.


A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos reúne milhares de pessoas vindas dos mais distantes rincões para saudar a Virgem do Rosário.


São atraídos para o local devotos, mascates, moradores da cidade e da região, turistas e viajantes do Brasil e até de outros países.


Os valores próprios do sincretismo religioso, da oralidade, da culinária e da musicalidade são elos próprios das populações negras que são fundamentais na história e na formação de Minas Gerais.


A FESTA

A festa tem início na sexta-feira com o tradicional “Meio-Dia das Novenas. Neste dia o Rei e a Rainha na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, aguardam os devotos para o primeiro ato da celebração.





Quando o relógio marca 12 horas os sinos começam a tocar, girândolas são soltas e a banda de música inicia sua apresentação.


Partindo da Igreja de N.S do Rosário o primeiro destino é a casa da rainha onde todos são recebidos com quitandas e licores, logo em seguida é a casa do Rei que recebe os festeiros.


Às 19 horas na Igreja do Rosário organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, ocorre a Novena.


Durante os 11 dias de comemoração o município se transforma atraindo todas as atenções para o evento religioso mais aguardado na região.


Para cada dia de comemoração, há uma programação a ser seguida, com exemplificado aqui.


A IRMANDADE

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG fundada em 1822 é a responsável em manter viva toda a tradição da Festa do Rosário. Os Irmãos do Rosário dedicam-se para preservar esta tradição secular.


A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG carrega consigo muita fé, devoção e louvor á Virgem do Rosário, tradição, cultura e alegria.


Para os turistas que visitam Chapada do Norte no período de realização da Festa do Rosário além dos momentos de fé e espiritualidade nas celebrações religiosas na Capela do Rosário há também durante a noite após todos os eventos religiosos e culturais, shows musicais promovidos em espaço aberto pela Prefeitura Municipal em local com barraquinhas de bebidas e petiscos.


Anote na sua agenda – Outubro e venha nos prestigiar!!!


Neste anos, 2022, os Festejos iniciam-se dia 30 de Setembro e terminam na segunda-feira dia 10 de Outubro, fechando os 11 dias de celebrações.



PROGRAMAÇÃO

Veja abaixo a programação típica da Festa Nossa Senhora dos Homens de Preto de Chapada do Norte:


· Dia – Sexta-feira

12:00 – Meio-dia das Novenas

19:00 – Novena

· 2° Dia – Sábado

19:00 – Novena

· 3° Dia – Domingo

19:00 - Novena

· 4° Dia– Segunda-feira

19:00 - Novena

· 5° Dia – Terça-feira

19:00 – Novena

20:00 – Leilão na casa do Rei

· 6° Dia – Quarta-feira

19:00 – Novena

20:00 – Leilão na casa da Rainha

· 7° Dia – Quinta-feira

08:00 – Lavação da Igreja

17:00 – Benção e distribuição do Angu

19:00 – Novena

20:00 – Leilão na casa do Rei

· 8° Dia – Sexta-feira

19:00 – Novena

20:00 – Leilão na casa da Rainha

· 9° Dia – Sábado

09:00 – Buscada da Santa no Córrego do Rosário

12:00 – Meio dia da Festa

19:00 – Novena

20:00 – Tradicional Mastro a Cavalo

21:00 – Leilões na casa do Rei e da Rainha

· 10° Dia – Domingo

05:00 – Alvorada

10:00 – Reinado

11:00 – Missa da Festa

12:30 – Distribuição de doces na Casa do Rei

17:00 – Procissão, Coroação e Reinado

· 11° Dia – Segunda-feira

09:00 – Subida do Reinado

10:00 – Buscada do Cofre

18:00 – Descida do Cofre

19:00 – Missa de Posse

20:00 – Descida do Reinado













67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo