top of page

Revisão Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais

Atualizado: 15 de out. de 2021



A IGR Circuito Turístico Lago de Irapé participará do Processo de Revisão Política de Regionalização do Turismo de Minas Gerais


Considerando os 20 anos de execução da Política de Regionalização do Turismo, a SECULT propôs a revisão da mesma, considerando os avanços e retrocessos ao longo do tempo de sua implementação de modo a construir, de forma participativa, sua consolidação e modernização.


A revisão da política de regionalização será coordenada pela DRDP - Diretoria de Regionalização e Descentralização das Políticas de Turismo da SECULT e está sendo baseada em 8(oito) etapas. Atualmente, o processo encontra-se na fase 3: aprofundamento das demandas e definição de estratégias de ação. O objetivo dessa ação é definir estratégias para o enfrentamento aos problemas comuns de cada grupo de IGR, a partir de um olhar mais aprofundado sobre especificidades dos problemas regionais, suas variações e pontos de convergência.


COMO FUNCIONARÁ

Vários grupos de discussão foram criados por área, envolvendo como representantes os presidentes e gestores das IGR´s de Minas Gerais. As reuniões virtuais ocorrerão com os grupos no período de 07 de outubro de 2021 a 30 de novembro de 2021.Um plano de ações por área será criado em cada um dos grupos.Cada IGR foi encaixada em um ou dois grupos conforme a priorização indicada no questionário preenchido do diagnostico do Programa, sendo que cada grupo terá o limite de 12 IGRs.


Temas

Os temas e calendário relacionados aos grupos de trabalho são:


  • 13/10 às 14h - Promoção Turística

  • 14/10 às 09h - Marketing Turístico

  • 19/10 às 09h - Papel da Secretaria do Estado

  • 21/10 às 09h - Capacidade de Gestão da IGR

  • 26/10 às 09h - Compreensão sobre a Política

  • 04/11 às 09h – Formatação e Comercialização de Produtos Turísticos (RM)

  • 09/11 às 09h – Capacidade de Captação de Recursos Via Projetos (RM)

  • 11/11 às 09h – Coordenação e Articulação dos Gestores Municipais


Participação do Circuito Lago de Irapé

O Circuito Turístico Lago de Irapé participará em duas áreas/grupos que considerou de interesse prioritário: área 1 – Coordenação e Articulação dos Gestores Municipais e área 12- Capacidade de Captação de Recursos Via Projetos (RM). A entidade espera que sejam criadas várias estratégias de ações positivas em cada uma das áreas demandas pela entidade.


Site oficial do evento:







bottom of page