Rota Coração de Jesus

Conhecer o município de Coração de Jesus é como viajar no tempo. A cidade ficou conhecida mundialmente pela descoberta de um fóssil de um dinossauro da espécie “Titanossauro” de 125 milhões de anos que foi denominado “Tapuiassauros Macedoi”, em homenagem ao seu descobridor. O local atrai muitos pesquisadores e cientistas interessados nesse rico acervo paleontológico da região do Norte de Minas.

Coração de Jesus

Coração de Jesus possui uma grande variedade de grutas catalogadas, o que torna o município um lugar perfeito para amantes da espeleologia e para viajantes em busca de novidades. As cavernas de Coração de Jesus escondem formações rochosas, raras formações calcárias, fósseis, exemplares de artes ancestrais e inscrições rupestres.

 

O Sítio arqueológico do Espigão, o Sítio de Sobradinho, Alvação, Calionguê, Versiany e Guará representam verdadeiras obras de arte esculpidas pelo tempo.

Os prédios históricos do município também são conhecidos em toda região por terem sido palco de acontecimentos que influenciaram a história do Norte de Minas.A casa Araújo por exemplo, representou na época como um importante ponto central para o comércio. A Capelinha dos Lafetás que guarda os corpos sepultados de grandes líderes políticos da época.

 

O velho casarão dos Souza, o Paço da Câmara Municipal, a Casa do Fubá e o velho casarão do Mercado guardam registros arquitetônicos impressionantes de estilo neo- colonial reconhecidos pela originalidade de suas obras.

O Que Fazer? Visitar a Lagoa Feia, Caverna Madame Caçou, Paredão Denominado de Calionguê, Caverna das Colunas, Cavernas na Faz Sumitumba, Cavernas do Guará, Caverna do Espigão, Cavernas do Alvação, Cachoeira da Usina, Cachoeira  da Faz Gameleira

Como Chegar? Pela BR 365, saindo de Montes Claros.

Ibiaí

Percorrer pelas águas tranqüilas do Rio São Francisco é a melhor forma de sentir toda a sua riqueza, grandiosamente e encanto. Localizado na margem direita do Rio São Francisco, o município de Ibiaí apresenta um roteiro ideal para você vivenciar o cotidiano de vários pescadores do Velho Chico.

 

A prática da pesca por Ribeirinhos e turistas de várias partes do Brasil é comum no lugar.O passeio de Balsa pelo Rio São Francisco, percorrendo a travessia entre Ibiaí e o município de Buritizeiro é um espetáculo a parte de pura beleza e apreciação da natureza.Ibiaí também possui paisagens naturais importantes como a Cachoeira do Odilon, o Córrego da Barra, a Ilha da Barra do Pacuí e o Rio Pacuí.

 

Mas é a sua culinária local, sabores e fazeres dos moradores que merecem destaque especial. Os pratos típicos como o peixe frito, a galinhada e o peixe sem espinha são as principais delícias da cidade. Aliado a essa degustação maravilhosa, se misturam a experiência de apreciar os grupos culturais tradicionais como a Folia de Reis, a Dança de São Gonçalo, uma manifestação cultural de mulheres que cantam e dançam em devoção ao Santo milagroso.

 

E para se divertir ainda mais, existe a alegria contagiante da Dança do Boi Bumbá, em que foliões fazem movimentos com o corpo para atraírem o Boi com gingas e cantorias, transformando a festa com brincadeiras entre moradores e turistas. É uma viagem para viver a cultura marcante de uma cidade nos seus tons, expressões e aventuras emocionantes.

O Que Fazer? Visitar a Cachoeira de Odilon, Córrego do Barro, Ilha da Barra do Pacuí, Rio Pacuí, Rio São Francisco

Como Chegar? Pela BR 365, saindo de Montes Claros.

São João da Lagoa

O município de São João da Lagoa possui um patrimônio cultural composto por um conjunto de manifestações, realizações e representações do povo Lagoano. Ele está presente em alguns lugares e atividades: na praça Ângelo Gonçalves, na Igreja São Judas, na vista da Lagoa, Igreja matriz, na Lagoa da cidade, Festa de vaquejada, no carnaval, na Festa de São Sebastião,  no artesanato e nas comidas típicas tradicionais da região.

 

Tudo isso parte do cotidiano, forma as identidades e determina os valores da população, o que a faz ser o que é.Alguns lugares dentro São João da Lagoa conferem identidade especial ao seu território e para a comunidade porque neles coisas importantes acontecem ou já aconteceram.

 

Podem se tornar referências de lugares como a Igreja São Judas, imóvel onde foi edificado a primeira igreja da cidade. Além disso, também merece destaque a Lagoa que é o principal atrativo turístico da cidade, atrai visitantes de toda região. No local possui quiosques e bares pra todos se divertirem a vontade.

O Que Fazer? Visitar a Igreja de São Judas, Balneário da Lagoa, Projeto Cultural Cinema na Praça

Como Chegar? Pela BR 365, saindo de Montes Claros.

Lagoa dos Patos

Lagoa dos Patos, uma cidade pequena, simples, mas com uma riqueza cultural e natural encantadora que chama atenção dos visitantes. O município possui um patrimônio natural belíssimo, composto de paisagens irresistíveis de destaque na região.

 

O Balneário da Lagoa com praia as margens do lago, quiosques para lazer privado, bar com som mecânico, palco para eventos, área de camping e pista de Motocross. O Riacho Fundo, rio corrente sobre pedras, ideal para banho de rio, pesca e acampamento. O Rio Jequitaí cercado de belas paisagens do Cerrado promovendo uma harmônica convivência entre o homem e a natureza.

 

O município possui também um rico patrimônio cultural com uma grande concentração de grutas milenares. Dentre as principais podemos citar a Gruta do Córrego Seco, Gruta do Sumidoro e Gruta da Lapa d’ água. Para o turista que deseja unir interação com natureza e cultura, Lagoa dos Patos possui como principal bem cultural imóvel preservado, a Estátua do Cristo Redentor que foi erguida as margens da Lagoa da cidade.

 

Esse imponente monumento tem importância histórica e peculiaridade para o município e o faz diferenciar entre outros da região. Além de apresentar um território repleto de paisagens deslumbrantes.

O Que Fazer? Visitar a Gruta Sumidoro, Gruta Lapa D’água, Gruta do Córrego Seco, Rio Jequitai, Riacho Fundo, Balneário, Barragem de Lagoa dos Patos

Como Chegar? Pela BR 365, saindo de Montes Claros.

© 2023 por Solucionar Web Marketing. Licenciado Circuito Turístico Lago de Irapé |  Termos de Uso  |  Política de Privacidade

Rua Hilário Marinho, n° 41, Centro, Grão Mogol, MG - CEP 39570-000

Email: contato@circuitolagodeirape.com.br

Fone: (38) 99902-2991 ou (38) 99109-7104

NEWSLETTER LAGO DE IRAPÉ