Rota Grão Mogol

Os municípios que compõe a Rota Grão Mogol dão ao Circuito Turístico Lago de Irapé sua maior parte dos atrativos naturais de Cachoeiras e rios. Entre os diversos pontos de visitação turística das cidades destaca-se o Parque Estadual de Grão Mogol e o Rio do Peixe, em Botumirim, que, além desses já citados, ainda possuem atrações únicas em todo o mundo. Confira mais abaixo.

Grão Mogol

No sertão mineiro é possível encontrar um verdadeiro paraíso. Não é apenas pela simplicidade e tranquilidade de sua cidade que atraem e encantam os turistas. O lugar preserva seu traçado original, com ruas estreitas e calçadas de pedras. Grão Mogol, teve sua origem relacionada à descoberta de diamantes e durante muito tempo foi a cidade mais importante do Norte de Minas Gerais.

 

Um verdadeiro diamante encantado por serras, morros, chapadas, rios, cachoeiras, parque florestal, flora e fauna representativa, grutas e canyons. São vários prédios antigos, ruínas, sítios arqueológicos, festas religiosas, festas populares, festas cívicas, artesanato e gastronomia típica.

 

Os visitantes, ao se depararem com Grão Mogol, uma pequena cidade esquecida no tempo e no espaço, que ainda preserva valores, a arquitetura colonial do século passado, o modo de vida simples e religioso de seus moradores, manifestados através das atitudes de atenção, cortesia e interesse em conhecer o turista, se encantarão e guardarão para sempre na memória os fascínios e encantos deste lugar.

O Que Fazer? Visitar a Cachoeira do Mirante,Casa da Cultura, Cachoeira Véu das Noivas, Presépio Natural Mãos de Deus e Igreja Matriz de Santo Antônio.

FB_IMG_1551912773100
FB_IMG_1551912773100

IMG_4471
IMG_4471

IGREJA MATRIZ
IGREJA MATRIZ

FB_IMG_1551912773100
FB_IMG_1551912773100

1/4

Botumirim

Como Chegar? Pela BR 251, saindo de Montes Claros.

Este lugar fascinante situa-se no Norte de Minas Gerais, localizado a 168 km de Montes Claros. O desbravamento desta área se deu no século XVIII com a descoberta de pedras preciosas, como ouro e diamante, em um núcleo de garimpeiros denominado de Quatro Oitavas. Nesta época, a área sofreu muito com o garimpo, mas conseguiu se recuperar e hoje exibe diversas maravilhas naturais.

 

Botumirim é uma cidade mais do que perfeita para ecoturismo, por propocionar natureza, animais e esportes de aventura como rafting, trekking, caminhadas em trilhas e muito mais. Além de tudo isso, o visitante ainda tem a chance de conferir de perto um dos mais belos espetáculos naturais da região: o incrível Lago de Irapé. O local guarda um vasto território repleto de belezas naturais capazes de encantar os turistas. São Serras, campinas, cachoeiras, trilhas para caminhadas e cavalgadas e sítios arqueológicos com pinturas rupestres. Entre estes locais, destacam-se a Cachoeira Quatro Oitavas e as pinturas rupestres no abrigo do Bugre.

 

O colorido da Serra Geral e das outras áreas naturais abrigam a diversidade de fauna e flora, as ricas fazendas, além de diversas outras atrações, que enchem os olhos dos turistas.

O Que Fazer? Visitar a Cachoeira Quatro Oitavas, o Rio Do Peixe, a Trilha do Bananal e as Praias do Rio Itacambiruçu

RIO DO PEIXE
RIO DO PEIXE

PRAIAS DO RIO ITACAMBIRUÇU
PRAIAS DO RIO ITACAMBIRUÇU

RIO DO PEIXE
RIO DO PEIXE

1/2

Como Chegar? Pela BR 251, saindo de Montes Claros.

sabe o que é (1).png

Cristália

Cercada de Serras, rica em nascentes e banhada por inúmeros, Cristália oferece excelentes condições para a prática e exploração do ecoturismo. São veredas, campos, grutas, trilhas e fazendas que revelam as belas paisagens naturais deste lugar. O local também abriga o Lago de Irapé, formado a partir da barragem mais alta do Brasil.

ATRATIVO 1 – MORRO DO CHAPÉU

É um dos cartões postais da região e está localizado no alto da Serra Geral, com seus quase 1.000 m de altitude. Tem vista espetacular de toda a região, além de encantar os turistas com um belíssimo pôr-do-sol. A subida do morro leva aproximadamente de duas horas de caminhada.

 

ATRATIVO 2 – LAGO DE IRAPÉ

Outro grande espetáculo da rica natureza de Cristália é o famoso Lago de Irapé, com mais de 80 metros de profundidade. Nele, você poderá passear de balsa e flutuar num imenso aquário de águas cristalinas e se deslocará calma e tranqüilamente em meio a várias espécies de peixes na área do Lago. Para quem gosta de pescar, o local oferece esta opção.

 

ATRATIVO 3 – PRAIA DO VAU

Sem dúvidas a Praia do Vau, que fica na divisa entre Cristália e Grão Mogol é uma das mais bonitas do Norte de Minas. O local apresenta belos cenários formados pelo Rio Itacambiraçu que formam piscinas naturais, areias brancas e rochas milenares que percorrem toda a região compondo uma paisagem única. A praia ainda conta com uma charmosa igrejinha de pedras dedicada ao Divino Espirito Santo, construção erguida no século XIX bem em frente à Praia que hoje se tornou cartão postal da cidade.

O Que Fazer? Visitar o Morro do Chapéu, Lago de Irapé e Praia do Vau.

Como Chegar? Pela BR 251, saindo de Montes Claros.

Praia do Vau
Praia do Vau

Lago de Irape
Lago de Irape

Morro do Chapéu
Morro do Chapéu

Praia do Vau
Praia do Vau

1/3