7 TIPOS DE TURISMO, A IMPORTÂNCIA DA SEGMENTAÇÃO DOS DESTINOS.



O turismo é uma atividade econômica em constante metamorfose, com inovações constantes, baseadas numa estrutura de acordo com a oferta de atrativos versus a demanda de turistas


A grande diversidade de perfis de turistas, com anseios, motivações e caracteristicas variadas e ao mesmo tempo única obriga os empreendedores e gestores turísticos entender esta este público para que possa se criado produtos e serviços turísticos capazes de atender expectativas de cada um destes grupos.


Ao todo pela OMT (Organização Mundial do Turismo) existem mais de 15 tipos de turismo no mundo, hoje vamos apresentar 7 deles.


Esta classificação leva em conta vários critérios, como aspectos geográficos, históricos, arquitetônicos, culturais, étnicos, serviços públicos e privados, meios de hospedagem e lazer.


Turismo Cultural

O turismo cultural é a atividade turística relacionada à vivência com o patrimônio histórico-cultural.

Este tipo de Turista busca experiência e vivência com pessoas do lugar. Se interessam por museus, catedrais, galerias de arte, sítios arqueológicos, tudo que conte a história do lugar.


Ecoturismo

O ecoturismo é uma atividade turística que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a preservação e conservação dos lugares e ainda, busca uma formação voltada para o meio ambiente através de experiências no ambiente natural.

O turista desta modalidade gosta de hotéis fazenda, pousadas rurais e campings, frequenta principalmente parques naturais, rios, lagoas, pratica trekking, escaladas e tudo que se relaciona com a natureza.


Turismo de Estudos ou Intercâmbio

Neste tipo de turismo, o viajante busca conhecer lugares novos e de quebra aprender mais sobre a língua, cultura, econômica, em geral faz desta atividade um meio para concluir mestrados e doutorados, investindo em seu crescimento profissional e pessoal.

Viagens para trabalhar voluntariamente em projetos sociais também podem ser considerados Turismo de Estudos.


Turismo Rural

A vida em cidades grandes, faz cada vez mais com que a procura por este tipo de turismo cresça.

Cada vez mais aumenta a procura por viagens para desfrutar da calma e beleza do campo. Atividades como andar a cavalo ao ar livre, pedalar por estradas de terra apreciando as belezas do campo, beber leite ao pé da vaca, tomar um café da manhã com elementos da culinária rural como queijos, bolo de milho ou pão de queijo e um café feito em fogão à lenha são escolhas de quem ama o turismo rural.


Turismo de Aventura

Também impulsionado pelo stress das cidades grandes, este tipo de turismo é buscado cada vez mais por pessoas que buscam a adrenalina e de atividades radicais, para descarregar o stress da vida moderna. Atividades como trekking, mergulho, rapel, rafting, arvorismo, voos de asa delta são prato cheio, para este grupo de pessoas estão sempre em busca de superar seus limites e se desafiar.


Turismo de Negócios e Eventos

Este tipo de turismo é praticado por quem faz reuniões de negócios e para aqueles que vão até um destino para congressos, seminários, feiras voltadas para o ambiente corporativo..


Turismo de Saúde

O turismo de saúde é mais um dos nichos potencializados pelo stress da cidade grande, muito praticado por pessoas que querem descanso e cuidar do corpo e da alma.

Pessoas a procura de banhos termais, spas, curas através de cristais e ervas são os turistas que procuram destinos para este tipo de turismo.


E a sua cidade, se enquadra em qual dos nichos?


Agora que você já sabe quais os principais tipos de turismo, vamos juntos divulgar as belezas de nossas cidades associadas, no calendário deste mês sugerimos você como representante municipal analise os atrativos locais de sua cidade, escolha um dos tipos de turismo apresentados acima para criarmos juntos o conteúdo para divulgar seu município e sua comunidade.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo