![](https://static.wixstatic.com/media/dacab8_1fa9bcdd7b1844f583600762fefb9a5b~mv2.png/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/dacab8_1fa9bcdd7b1844f583600762fefb9a5b~mv2.png)
Novo destino turístico “Cordilheira do Espinhaço” será lançado, nesta quinta-feira (16), em Belo Horizonte
Projeto é fruto da parceria entre cinco municípios: Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina. Iniciativa pretende estimular o turismo e o desenvolvimento econômico no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha
A Serra do Espinhaço, considerada a única cordilheira do país e reconhecida pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera, dá nome ao novo destino turístico mineiro que será lançado nesta quinta-feira (16/3), em Belo Horizonte.
O projeto, fruto da parceria entre as prefeituras de Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina, tem apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Sebrae Minas, da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura e o Comitê Gestor da Reserva da Biosfera Unesco.
A cerimônia de lançamento do destino será às 9h30, na sede do Sebrae Minas. O evento terá a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Na ocasião, será assinado um protocolo de intenções entre o Sebrae Minas, Governo de Minas Gerais, a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Comitê Gestor da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e as cinco prefeituras dos municípios que fazem parte do destino.
Também serão apresentadas as ações já realizadas e as expectativas de curto, médio e longo prazo para fomentar o turismo no novo destino, e consequentemente, a geração de emprego e renda. Esta é a primeira vez que a cordilheira, considerada a única existente no Brasil, é ressaltada como um amplo destino turístico com identidade e marca visual próprias. Tal ação é um dos diferenciais do projeto que vem chamando atenção pelo potencial agregador e pelo ineditismo.
Em 2022, a iniciativa foi abordada no seminário nacional no Ministério do Turismo, além de integrar o portfólio Boas Práticas Regionais do Turismo 2022, divulgado pela Secult. Também ganhou visibilidade em evento de pré-lançamento, durante o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizado em São Paulo.
A criação do destino Cordilheira do Espinhaço contempla um trabalho de capacitação e estruturação para receber melhor os turistas.
Grão Mogol
Além do Parque Estadual de Grão Mogol que possui espécies endêmicas e cachoeiras, o centro da cidade é tombado como patrimônio histórico estadual. A Igreja da Matriz Santo Antônio já foi escolhida uma das dez mais imperdíveis do Estado, sendo construída em pedra e madeira.
A produção local de vinhos é outro atrativo, com destaque para a uva merlot.
A cidade também possui um presépio a céu aberto que é considerado o maior do mundo.
Botumirim
A cachoeira do Bananal é uma das mais conhecidas com mais de 200 metros, sendo uma das maiores de Minas.
Em Botumirim, encontra-se a reserva da Rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis).
![](https://static.wixstatic.com/media/dacab8_0ddc2e98f2f24ea0806f727edbfc7c57~mv2.jpg/v1/fill/w_898,h_1280,al_c,q_85,enc_auto/dacab8_0ddc2e98f2f24ea0806f727edbfc7c57~mv2.jpg)
Turmalina
O artesanato turmalinense é reconhecido internacionalmente.
Possui festas culturais e religiosas tradicionais e diversos grupos de cultura popular.
Na parte atravessada pelo Espinhaço, encontra-se o Distrito de Caçaratiba. Possui acesso a praias de água doce e cânions do Jequitinhonha e uma grande variedade de cachoeiras.
Itacambira
A Igreja de Itacambira é tombada como patrimônio histórico estadual, possuindo mais de 300 anos. Cachoeiras, como a Curiango e trilhas para trekking, atraem visitantes.
Cristália
Praias de rio, o Lago Irapé, que é muito frequentado para recreação e pesca esportiva, além das trilhas de trekking são pontos altos do município.
O lançamento do destino turístico “Cordilheira do Espinhaço” é uma iniciativa do Sebrae Minas e Governo de Minas em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Comitê Gestor da Reserva da Biosfera Unesco e das cinco prefeituras que compõem o destino: Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina.
Conheça um pouco mais do destino no instagram: @cordilheiradoespinhacooficial
Commentaires