Festa da Nossa Senhora do Rosário em Berilo

Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Arraial da Água Suja, antigo nome de Berilo, tem tradição de mais de 200 anos.

Buscada da Santa - 2019



Porém, em 1981, este costume de comemoração religiosa foi interrompido. Depois, em 1990, a Igreja “tombou” literalmente, foi jogada no chão.


Muitos choraram calados, de forma contida, principalmente os mais pobres, os negros moradores das mais de 27 comunidades quilombolas do município.


No ano de 2009, a festa ressurgiu. O povo saiu das comunidades e de suas casas, indo pra rua cantar e dançar em louvor à Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Berilo. Sem a Igreja e sem a imagem original que estava sendo restaurada pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.



E de lá para cá, todos os anos de 01 a 17 de outubro, o povo católico Berilense renasceu ainda mais na grande festa popular.


A partir do ano de 2012 foi introduzido os festejos de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Dom Silvestre, contribuindo para o enriquecimento da fé e da tradição de uma cidade mariana.

.

Por ocasião da pandemia do covid-19 não foi possível realizar os festejos no ano de 2020, havendo apenas uma missa simbólica transmitida pelas redes sociais oficiais da paroquia Nossa Senhora da Conceição.


Com o rufar dos tambores no dia 01 de outubro retornamos com as festividades de 2021, com o Rei Reginaldo e a Rainha Isabel e assim convidamos você e sua família para a grande festa popular do dia 17 de outubro em nossa comunidade.





22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo