top of page

Grão Mogol e Botumirim são destaques em programa da TVRede Minas

O programa Sabor & Afeto esteve visitando duas cidades associadas ao Circuito, Grão Mogol e Botumirim para registrar receitas históricas que são parte da cultura do povo.

O programa também gravou na praça da Igreja do Rosário e Igreja Matriz Santo Antônio, construída por escravos no século XIV.



Sabor & Afeto” chega à tela com apresentação de quem entende do assunto.

A chef Esperança dá a receita de onde ir e o que provar em Minas Gerais. O brilho da panela também tem outros especialistas: o povo. O programa percorre o estado para mostrar cozinheiros que estão atrás do fogão.




São pessoas que mantêm tradições que deixam a mesa farta de comida e transformam uma refeição simples em um verdadeiro banquete. O palco dessas apresentações são as cozinhas, quintais e outros lugares fascinantes que tornam essas cidades um cartão-postal para os visitantes.


Em cada episódio, o público ainda aprende a preparar um prato.


A atração ainda traz mais ingredientes: a participação de especialistas, como nutricionistas e historiadores.


Em Grão Mogol, a equipe do programa registrou a produção do Tareco, um tipo de biscoito regional que é parte da culinária do município, em Botumirim o prato da vez foi o Bolo mané pelado assado na folha de bananeira.


De nome curioso, o mané pelado é um delicioso bolo de mandioca assado na folha de bananeira, comum na região de Botumirim.



Muitas vezes as receitas são passadas por gerações, como é o caso da Dona Eva (abaixo), que mostrou ao Sabor & Afeto uma receita familiar, de origem indígena.




O “Sabor & Afeto” faz parte da nova programação “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG).

GUIA DE EPISÓDIOS

01 – CALDAS – Biscoito de Polvilho

02 – LAVRAS- Frango Com Quiabo

03 – MACHADO – Pastel de Fubá

04 – POÇOS DE CALDAS – Feijão Tropeiro

05 – ALFENAS – Doce de Leite Espera Marido

06 – MONTES CLAROS – Arroz com pequi

07 – MIRABELA – Churrasco de carne de sol

08 – JAPONVAR – Biscoito de sal Peta

09 – ANDRADAS – Virado de Frango

10 – GRÃO MOGOL – Biscoito assado tareco

11 – BOTUMIRIM – Bolo mané pelado assado na folha de bananeira

12 – PATOS DE MINAS – Pamonha

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page